Previsão do Tempo

Última modificação em Segunda, 20 Fevereiro 2017 10:17
Publicado em Bolentins Diários

Boletim do tempo - 20/02/2017 -

  Seguimos com tempo estável com predomínio de sol, céu azul com algumas nuvens altas e claras, a temperatura está agradável entrando em elevação e por enquanto não há vento.
Mapa da região Sudeste do Brasil
 Hoje o sol entre poucas nuvens predominará em toda Região e há uma pequena possibilidade de pancadas de chuva fraca e isolada nas regiões de serra. A umidade relativa do ar ficará baixa no período da tarde. As temperaturas seguem elevadas. Na terça-feira a tendência é que o tempo continue com sol e poucas nuvens e com baixa umidade relativa do ar na Região. Em áreas de serra haverá uma possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. As temperaturas ficarão estáveis e elevadas.Na imagem do satélite nota-se nebulosidade sobre o Oceano Atlântico Equatorial, AP e norte da Região Nordeste do Brasil, associada à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A nebulosidade presente entre o AM, PA, AC, RO, MT, MS e Bolívia, está associada ao padrão difluente no escoamento em altitude, escoamento de norte em baixos níveis e à termodinâmica. Entre o leste do PA, TO, leste de MT, GO e noroeste de MG, a nebulosidade é devido, principalmente, à atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN). Entre o MA, PI e CE, RN, PB e PE a nebulosidade está associada ao padrão convergente dos ventos em baixos níveis e difluente altos níveis. A ausência de nebulosidade significativa em parte do Sudeste se deve ao domínio de um sistema de alta pressão ao longo da coluna atmosférica. O escoamento em níveis baixos da troposfera favorecem a nebulosidade entre o Paraguai, norte da Argentina, Uruguai e parte do RS. O gráfico de precipitação mostra que o tempo deve permanecer estável durante toda a semana com temperaturas elevadas acima dos 30 graus e poucas chances de chuvas na região. No mar temos situação absolutamente tranqüila com ondas pequenas na costa de menos de 0,5 metro. A superfície do mar está lisa e a visibilidade para a navegação é excelente.



Aguarde... Carregando imagem
Confira os detalhes que o Climatempo traz para hoje e para os próximos dias na região sudeste:
 
"Segunda-feira: Tempo firme e sem chuva no sul e no leste de SP, no litoral sul do RJ e no centro-norte de MG. No litoral do ES chove rapidamente, principalmente de manhã. As demais áreas têm sol, calor e pancadas de chuva a partir da tarde.

Terça-feira: Sol entre nuvens e calor em toda a Região. O tempo abafado favorece a ocorrência de pancadas fracas e isoladas de chuva principalmente a partir da tarde. Não chove apenas no litoral de SP e litoral sul do RJ.

Quarta-feira: Tempo quente e úmido sobre toda a Região. O sol brilha forte e no decorrer da tarde a nebulosidade provoca pancadas isoladas de chuva.

Quinta-feira: O dia terá sol forte ao amanhecer em toda a Região. No decorrer do dia a nebulosidade ganha força e há previsão de chuva isolada a partir da tarde em todos os Estados. A chuva será passageira no leste do ES.

Sexta-feira:  O sol brilha forte, faz calor e o tempo fica firme no centro-sul do ES e no leste de MG. No sul de SP há previsão de chuva isolada ao longo do dia. Nas demais áreas faz sol com chuva isolada a partir da tarde.
"


fonte: CPTEC/INPE / Climatempo