Previsão do Tempo

Última modificação em Quarta, 18 Janeiro 2017 10:28
Publicado em Bolentins Diários

Boletim do tempo - 18/01/2017 -

  A quarta-feira amanheceu com tempo fechado com pancadas de chuva em alguns pontos, a temperatura está agradável e agora cedo não há vento.
Mapa da região Sudeste do Brasil
 Hoje o dia será de variação de nebulosidade e condições para pancadas de chuva a qualquer momento do dia em parte da Região e principalmente nas áreas de serra. No Vale Histórico a chuva deverá ocorrer no período da tarde. Localmente haverá condições para chuvas intensas em curto período de tempo. As temperaturas estarão elevadas e com pequena elevação. Na quinta-feira o tempo seguirá instável e com pancadas de chuva em todo o Vale do Paraíba. Novamente, haverá condição para chuvas mais intensas em alguns pontos em curto período de tempo. As temperaturas máximas terão um pequeno declínio. Na imagem do satélite nota-se nebulosidade sobre o Oceano Atlântico equatorial, no AP e nordeste do PA associada à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ao escoamento de leste em baixos níveis. A nebulosidade presente entre o AM, PA, TO, oeste da BA, MA e MT está associada à difluência no escoamento e à termodinâmica. Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) provoca nebulosidade sobre parte do PI, CE, RN, PB, PE e AL. A confluência no escoamento em baixos níveis e cavados na média e alta troposfera provocam nebulosidade convectiva em parte do Centro-Oeste e Sudeste. A circulação ciclônica na média troposfera e a termodinâmica contribuem para a nebulosidade convectiva em SP, grande parte de MG e no PR. Um cavado presente em superfície bem como a presença de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) contribuem para a nebulosidade presente em SP e parte de GO, estendendo-se até o MT e sul do PA. O gráfico de precipitação mostra estaremos sujeitos as instabilidades nos próximos dias com o maior cúmulo previsto para acontecer na quinta-feira quando pode chover forte durante o dia. O sol sé deve aparecer no sábado, mas na tarde do domingo pode voltar a chover com um início de semana com tempo instável novamente. No mar temos agitação fraca com ondas em torno de 0,5 metro com algumas séries maiores. A superfície do mar está lisa e a visibilidade para a navegação é boa



Aguarde... Carregando imagem
Confira os detalhes que o Climatempo traz para hoje e para os próximos dias para a região sudeste:
 
"Quarta-feira: Sol e ar seco no norte do RJ, nordeste de MG e ES. Em SP e no Sul e Triângulo Mineiros, o dia começa com chuva, mas o sol aparece, esquenta e chove novamente a partir da tarde. Nas outras áreas, sol e pancadas de chuva. Risco de temporais isolados.

Quinta-feira: Tempo firme no nordeste de MG, centro-norte do ES. Muitas nuvens e chuva intensa a qualquer hora do dia na faixa leste de SP e centro-sul do RJ. Nas demais regiões, o sol aparece pela manhã entre poucas nuvens e chove entre a tarde a noite.

Sexta-feira: Chuva a qualquer hora no leste e norte de SP, RJ e metade sul de MG com maiores volumes no RJ. Sol e tempo firme no norte do ES e nordeste de MG. Nas outras áreas, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde.

Sábado: Tempo firme no norte do ES e leste nordeste de MG. Chuva a qualquer hora do dia em quase todo o RJ e litoral norte de SP. Nas demais regiões ocorrem pancadas chuva isoladas entre a tarde a noite.

DomingoAr seco deixa o tempo firme no norte do ES e nordeste de MG. A qualquer hora do dia chove no RJ e região Metropolitana de BH. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva ocorrem a partir da tarde.
"


fonte: CPTEC/INPE / Climatempo