Boletim das Ondas

Última modificação em Quarta, 28 Setembro 2016 08:46
Publicado em Bolentins Diários

28/09/2016 - 08h45 -

Boletim das ondas:  As ondas continuam rolando e a ondulação vai perdendo força lentamente. A direção não mudou, predomina de sul começando a girar para sul-sudeste e ainda temos ondas rolando em várias praias do litoral paulista. Este começo da Primavera está recheado de muitas ondas. Em Guarujá as melhores ondas quebram na praia do Tombo que tem séries em torno de 1 metro com formação entre regular e boa rolando por quase toda a praia. A praia das Pitangueiras tem ondas de até 1 metro com formação apenas razoável, o mesmo acontecendo na Enseada. Já a praia das Astúrias tem ondas pequenas em torno de 0,5 metro fechando bastante. Não deixem de conferir as fotos e informações das praias do Tombo, Pitangueiras e Astúrias que são atualizadas de terça a domingo. Em São Sebastião as ondas continuam rolando com as melhores ondas quebrando em Maresias que tem séries em torno de 1 metro entre o Moreira e o meio da praia fechando um pouco, mas com o vento leste as condições podem melhorar durante o dia. A praia de Camburi tem ondas entre 0,5 e 1 metro fechando um pouco e a Baleia e Juquehy tem ondas em torno de 1 metro com formação razoável.


Aqui em Ubatuba a ondulação predomina de sul, perdeu um pouco de força em relação ao dia de ontem, mas ainda tem surf rolando em algumas praias. Na média as ondas quebram em torno de 1 metro na Itamambuca, Grande, Félix e Vermelhinha, mas no geral a formação é apenas razoável, com preferência pela Itamambuca que tem as condições mais razoáveis de hoje, apesar da formação não ser das melhores. As condições para o surf podem melhorar na variação da maré, mas o vento deve voltar a soprar com alguma pressão nas próximas horas, o que pode complicar ainda mais a formação das ondas em Ubatuba e Guarujá, pois o predomínio deve ser do quadrante leste. O mar amanheceu com a textura da superfície picada e a freqüência da ondulação varia entre média e alta com o período de pico em torno de 10 segundos. A temperatura da água do mar está fria, mas já começa a focar mais agradável. A maré entrou em fase de média a alta amplitude, ou seja, teremos uma variação considerável durante o dia, o que deve influenciar na qualidade e desempenho das ondas nas próximas horas.

Os gráficos de ondulação mostram que a ondulação segue com tendência declinante, mas pode manter uma boa pressão durante boa parte da quarta-feira. Na quinta-feira as ondas perdem força, mas continuam rolando, mas a direção vai tender um pouco mais para sul-sudeste, mantendo condições de surf por mais um dia inteiro. O momento mais fraco do mar deve acontecer entre o final de tarde de quinta e a manhã de sexta-feira, mas sem ficar zerado. Porém este momento mais fraco não vai durar muito, pois um novo swell de sul a sul-sudeste deve começar a ganhar força durante a tarde de sexta-feira. O momento mais forte deste swell vai acontecer no sábado, quando a direção passa a predominar de sul, com cerca de 185º, com ondas em torno de 1,5m com potencial para séries maiores que podem se aproximar de 2 metros nos picos que recebem melhor esta direção de swell como, por exemplo, Itamambuca e Maresias. A indicação de vento acima da média para o final de semana pode complicar bastante a formação das ondas, principalmente em Ubatuba e Guarujá, já que a direção deve variar entre leste e leste-sudeste. No domingo existe a possibilidade da combinação de ondulação de sul com vento leste, o que favorece os picos de surf em São Sebastião.

O gráfico de vento mostra que entre hoje e a terça-feira da próxima semana teremos bastante atividade com o momento mais forte acontecendo entre domingo e terça-feira quando poderemos ter rajadas de até 23 nós. O período de pico está em torno de 10 segundos permanecendo estável até amanhã. Na sexta-feira cai e fica entre 08 e 09 segundos, voltando a se recuperar no sábado quando fica entre 12 e 11 segundos, voltando a entrar em declínio no domingo. Hoje o dia começou com céu nublado, com temperatura amena e sem vento. Neste momento o tempo abriu e o sol predomina na região levando a temperatura gradativamente. Uma ótima quarta-feira para todos e boas ondas!!

OPORTUNIDADE: Você que está procurando um imóvel para morar ou até mesmo para fazer um ótimo investimento, esta é a grande chance de adquirir um apartamento com excelente preço em Ubatuba. O Condomínio Maria Vitória – Entre o Mar e a Mata é uma grande oportunidade para quem procura a tranqüilidade de estar em um bairro muito bem localizado na cidade de Ubatuba. Os apartamentos de 55m², possuem 2 dormitórios, sendo uma suíte, mais um banheiro social, sala com dois ambientes, cozinha e área de serviço. Promoção de pré-lançamento com pagamento facilitado. As obras estão aceleradas. Não perca tempo e faça sua reserva. Maiores informações podem ser obtidas clicando no banner do empreendimento (ao lado), através dos telefones: (12) 3833-7271 – (12) 3833-3889 - (12) 3832-4479 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fatores externos: A lua é minguante com a seguinte variação de maré. Média a alta amplitude com pico de baixa (0,1m) 07h28 / alta (1,1m) 13h56 / baixa (0,3m) 19h37 no porto de São Sebastião e um pico de baixa (0,2m) 07h17 / alta (1,4m) 13h58 / baixa (0,4m) 19h23 no porto de Santos. A pressão barométrica está entre 1021 a 1020 Mb em declínio.  A temperatura da água do mar na lâmina de 1 metro está em entre 20 e 21 graus (fria). O gráfico de vento indica variação entre os quadrantes E e ESE passando de fraco para moderado com rajadas para hoje.

por: Renato Boulos

Ondas Periodo Vento Pressão Atmosférica