Boletim das Ondas

Última modificação em Segunda, 20 Fevereiro 2017 08:05
Publicado em Bolentins Diários
20/02/2017 - 08h00 -

Boletim das ondas:  A semana começa com mar muito fraco no litoral paulista, como previsto. A ondulação permanece lestada, mas infelizmente voltamos a ficar sem swell na costa. Em Guarujá as praias do Tombo, Pitangueiras, Enseada e Astúrias têm ondas muito pequenas de menos de 0,5 metro com condições força barra, quase flat. Em São Sebastião o mar permanece colado, sem condições para o surf, mas excelente para uma remada de SUP.


Aqui em Ubatuba a ondulação também está lestada e muito fraca e hoje as praias das Toninhas, Grande, Vermelha do Centro e Itamambuca tem valinhas de menos de 0,5 metro com condições força barra quase flat. O mar amanheceu com boa textura na sua superfície, bem liso e a temperatura da água do mar está muito agradável. A maré está em fase de média a baixa amplitude, ou seja, teremos pouca variação entre as marés alta e baixa durante o dia.

Os gráficos de ondulação mostram que poderemos ter uma ligeira e muito discreta reação da sondas durante o dia, mas este momento será rápido e pode ser anulado pela maré alta e pode nem acontecer. As perspectivas para os próximos dias não são nada animadoras e deveremos amargar uma semana de poucas ondas no litoral paulista, pois não temos nenhuma indicação de melhora do mar até sexta-feira. Eventualmente poderemos ter algumas valinhas um pouco melhores nesta terça-feira, mas as ondas não devem passar de 0,5 metro. Porém esta é uma informação isolada e apenas uma das fontes mostra que poderemos ter uma melhora na terça-feira, os outros gráficos de ondulação mostram que as ondas vão continuar muito pequenas durante toda a semana e tudo indica que enfrentaremos uma seqüência de dias de poucas ondas na costa paulista. No sábado poderemos ter uma condição um pouco melhor, mas esta reação prevista para o final de semana também pode nem acontecer. Por enquanto não temos nenhuma indicação de ondulações mais consistentes para a região, situação que pode se manter até o dia 26/02. Um novo swell de sul de pequeno a médio porte pode chegar por aqui entre 0 dia 27 e 28/02, mas até lá muita coisa pode mudar e continuaremos monitorando os gráficos de ondulação nos próximos dias para confirmar, ou não, a chegada destas ondas.

O gráfico de vento mostra que nas tardes de hoje até quarta-feira poderemos ter alguma atividade, mas não chega a ser forte. Para o restante da semana a tendência é de pouca atividade com bastante variação de quadrante. O período de pico está muito baixo, entre 06 e 07 segundos, podendo subir um pouco na terça-feira. Na quarta-feira volta a ficar entre 06 e 07 segundos subindo apenas no sábado quando pode ficar em torno de 10 segundos. Hoje temos tempo estável com predomínio de sol, céu azul com algumas nuvens altas e claras, a temperatura está agradável entrando em elevação e por enquanto não há vento. O clima não deve mudar nos próximos dias e teremos muito calor com possibilidade de pancadas de chuva nos finais de tarde a partir de quarta-feira. Uma ótima semana para todos e boas ondas!!


DICA: A Dunkelvolk de Ubatuba está com uma super promoção de pranchas de Surf e de SUP para a galera que quer ficar equipado para a temporada de ondas de 2017. São diversos modelos e tamanhos de pranchas com as melhores marcas do mercado como: JC Hawaii, Lost, Chilli, HIC Erick Arakawa, Sharp Eye e Crabs Surfboards com condições de pagamento especiais e preços que você nunca viu antes. Esta super promoção vai até o dia 28/02. Não perca a chance de adquirir uma prancha nova por um preço imperdível. A Dunkelvolk Concept Store Ubatuba está localizada na Av. Leovigildo Dias Vieira, 1238 - praia do Itaguá - Ubatuba/SP. Maiores informações através do telefone: (12) 991793451 (whatsApp) ou vá pessoalmente na loja.

Fatores externos: A lua é minguante com a seguinte variação de maré. ´Média a baixa amplitude com pico de alta (0,8m) 11h20 / baixa (0,4m) 16h43 / alta (0,9m) 23h28 no porto de São Sebastião e um pico de baixa (0,7m) 04h09 / alta (0,9m) 12h21 / baixa (0,5m) 17h09 no porto de Santos. A pressão barométrica está entre 1015 a 1014 Mb em declínio.  A temperatura da água do mar na lâmina de 1 metro está entre 25 e 26 graus (quente). O gráfico de vento indica bastante variação entre os quadrantes NNW, E e SE permanecendo fraco para hoje.

por: Renato Boulos

Ondas Periodo Vento Pressão Atmosférica