Boletim das Ondas

Última modificação em Quarta, 18 Janeiro 2017 09:25
Publicado em Bolentins Diários
18/01/2017 - 09h25 -

Boletim das ondas:  A ondulação mudou de direção nesta quarta-feira e hoje predomina de leste. Ainda temos ondas rolando em algumas praias do litoral paulista e em Guarujá as praias do Tombo, Pitangueiras, Enseada e Astúrias tem ondas em torno de 0,5 metro com preferência pelas praias de Pitangueiras e Tombo que tem as melhores condições de surf. Em São Sebastião as ondas foram embora e hoje o mar amanheceu flat com uma ou outra valinha mínimas rolando na beira aqui ou ali, nada além disto.


Aqui em Ubatuba a ondulação também mudou de direção e amanheceu lestada . Na média as ondas quebram em torno de 0,5 metro desde as Toninhas até Itamambuca. As melhores opções de surf são as Vermelhas e a praia Grande que tem as melhores ondas. O mar amanheceu com boa textura na sua superfície, bem liso, o que está contribuindo na formação das ondas. A maré amanheceu muito cheia e na variação as condições podem melhorar. A temperatura da água do mar está quente e dispensa a qualquer tipo de roupa de borracha. A maré está em fase de média a baixa amplitude, mesmo assim deve interferir na qualidade e desempenho das ondas durante o dia. A ondulação está com uma freqüência alta, ou seja, o intervalo entre as séries está curto.

Os gráficos de ondulação mostram que as ondas tendem a perder força na segunda metade do dia, com perspectiva de mar fraco entre o final de tarde de hoje e a quinta-feira, mas ainda podendo proporcionar alguma condição em algumas praias da costa paulista até amanhã. Na sexta-feira deveremos ter o dia mais fraco da semana com possibilidade de mar colado em algumas praias. No sábado um fraco swell de sul a sul-sudeste com cerca de 170º pode trazer uma ligeira reação das ondas que podem quebrar em torno de 0,5 metro com possibilidade de séries maiores com o melhor momento do final de semana acontecendo durante a tarde de sábado. No domingo a ondulação perde força, mas ainda poderemos ter algumas valinhas surfáveis nas primeiras horas da manhã, com previsão de poucas ondas na segunda metade do dia. Na segunda-feira as ondas permanecem fracas e não devem passar de 0,5 metro em algumas praias, com possibilidade de flat em outros picos da região, condição que pode mudar apenas no dia 26/01 quando um novo swell de sul pode trazer ondas melhores para a nossa região.

O gráfico de vento mostra que hoje teremos pouca atividade com possibilidade de terral fraco em alguns momentos. O vento tende a permanecer fraco até pelo menos o começo da próxima semana, o que pode manter a textura da superfície do mar lisa. O período de pico está em torno de 08 segundos e vai permanecer estável entre 08 e 07 segundos até sábado. No domingo sobe um pouco e fica em torno de 09 segundos, voltando a cair na segunda-feira. Hoje temos um dia com tempo fechado com pancadas de chuva em alguns pontos, a temperatura está agradável e agora cedo não há vento. O clima pode permanecer assim até o sábado, com possibilidade de melhora a partir de domingo. Uma ótima quarta-feira para todos e boas ondas.

NOTA: O horário de verão nos prejudica bastante na atualização dos boletins, pois os dias demoram para amanhecer e nos atrasa bastante. Desta forma pedimos desculpas, mas este é um fator que não controlamos. Dependemos da luz do dia para começar a registrar as imagens do dia. Infelizmente nesta época do ano os boletins acabam saindo um pouco mais tarde. Contamos com a compreensão de todos!


Fatores externos: A lua é cheia virando para minguante com a seguinte variação de maré. Média a baixa amplitude com pico de alta (0,9m) 06h24 / baixa (0,5m) 14h29 / alta (0,9m) 18h43 no porto de São Sebastião e um pico de alta (1,1m) 06h51 / baixa (0,6m) 13h41 / alta (1,1m) 18h38 no porto de Santos. A pressão barométrica está entre 1008 a 1007 Mb em ligeiro declínio.  A temperatura da água do mar na lâmina de 1 metro está entre 25 e 26 graus (quente). O gráfico de vento indica variação entre os quadrantes NNW e W fraco para  hoje.

por: Renato Boulos

Ondas Periodo Vento Pressão Atmosférica