Boletim das Ondas

Última modificação em Quinta, 25 Agosto 2016 09:08
Publicado em Bolentins Diários

25/08/2016 - 09h10 -

Boletim das ondas:  Ontem o vento leste entrou com força ainda durante o período da manhã e detonou a formação das ondas em Ubatuba e Guarujá. Hoje a ondulação mudou de direção e predomina de leste-sudeste. Ainda temos condições de surf em vários picos do litoral paulista, apesar das ondas estarem menores. Em Guarujá as ondas rolam nas paias do Tombo, Pitangueiras e Enseada com média de 0,5 metro com algumas séries maiores nas Pitangueiras que tem as maiores ondas de hoje por lá. Em São Sebastião as ondas também quebram em torno de 0,5 metro em Maresias, Camburi, com ondas menores na Baleia e Juquehy.


Aqui em Ubatuba a ondulação predomina de leste-sudeste e ainda temos uma alguma condição de surf com as ondas rolando desde as Toninhas até o Félix. Os picos que tem as ondas mais consistentes de hoje são Itamambuca e Félix com séries entre 0,5 e 1 metro (no máximo) com formação apenas razoável. A praia Grande e a Vermelhinha são as melhores opções de surf na região central com média de 0,5 metro. A praia das Toninhas tem ondas fracas de até 0,5 metro rolando entre o canto esquerdo e o meio da praia e a Vermelha do Norte tem séries em torno de 0,5 metro rolando na beira por toda a praia. O mar amanheceu com a textura da superfície um pouco picada em função do vento que soprou ontem e a freqüência da ondulação é média com o período de pico em torno de 10 segundos entrando em declínio durante a tarde. A temperatura da água do mar está fria e mesmo com o sol que está rolando é bom usar a roupa de borracha para o surf de hoje. A maré está em fase de baixa amplitude, ou seja, teremos pouca variação entre a maré alta e a maré baixa, já que a lua virou para minguante hoje.

Os gráficos de ondulação mostram que durante o dia a ondulação pode perder mais força e o vento pode voltar a soprar com alguma força durante a tarde, o que pode comprometer novamente a formação das ondas que sobraram. Na sexta-feira a ondulação vira ainda mais no sentido anti-horário ficando lestada entre 85 e 95º e segue perdendo força. Tudo indica que as condições para o surf ficarão bem fracas nos próximos dias, pois além da perda de força da ondulação temos a indicação de queda significativa do período de pico que sai dos atuais 10 segundos para algo entre 06 e 07 segundos, o que deve deixar as ondas bem fracas e com uma freqüência maior. Esta condição não deve mudar muito nos próximos dias e continuaremos com ondas pequenas e lestadas até pelo menos terça-feira, intercalando momentos muito fracos com outros um pouco melhores, mas na média as ondas não devem passar de 0,5 metro. Um novo swell de sul a sul-sudeste só deve chegar no decorrer da próxima quarta-feira (dia 31/08). Porém esta ondulação prevista para a metade da próxima semana é fraca e pode perder mais força no seu deslocamento para a nossa região. Continuaremos monitorando os gráficos de ondulação nos próximos dias para uma previsão mais precisa.

O gráfico de vento mostra que ainda poderemos ter alguma atividade com predomínio entre os quadrantes ENE, E e ESE. A partir de amanhã o vento volta a ficar fraco e segue assim até pelo menos quarta-feira da próxima semana, inclusive com possibilidade de vento terral fraco em alguns momentos, principalmente no início das manhãs. O período de pico está em torno de 10 segundos entrando em declínio durante a tarde. Na sexta-feira o período cai bastante e fica estável entre 06 e 07 segundos até a manhã de domingo, entrando em ligeira elevação durante a tarde de domingo quando fica em torno de 08 segundos. Hoje temos mais um dia de tempo excelente com céu azul praticamente sem nuvens, o sol brilha forte desde as primeiras horas da manhã, a temperatura está amena entrando em elevação e por enquanto não há vento. O clima não deve sofrer grandes alterações nos próximos dias e teremos uma boa seqüência de dias de tempo estável com predomínio de sol, variação de nebulosidade e elevação gradativa das temperaturas mínimas e máximas, condição que pode s estender até o começo do mês de setembro. Uma ótima quinta-feira para todos e boas ondas!!

Fatores externos: A lua é minguante a partir de hoje com a seguinte variação de maré. Baixa amplitude com pico de alta (0,9m) 10h56 / baixa (0,6m) 15h03 / alta (0,8m) 18h11 no porto de São Sebastião e um pico de alta (1,0m) 11h02 / baixa (0,7m) 14h53 / alta (0,9m) 18h49 no porto de Santos. A pressão barométrica está entre 1024 a 1023 Mb estável.  A temperatura da água do mar na lâmina de 1 metro está em entre 19 e 20 graus (fria). O gráfico de vento indica variação entre os quadrantes ENE, E e ESE passando de fraco para moderado para hoje.

por: Renato Boulos

Ondas Periodo Vento Pressão Atmosférica