Boletim das Ondas

Última modificação em Sexta, 29 Julho 2016 09:36
Publicado em Bolentins Diários

Mídia


29/07/2016 - 09h30 -

Boletim das ondas:  O swell continua bombando na costa paulista e segue ganhando força lentamente e girando no sentido anti-horário. Hoje a direção tende mais para sul com cerca de 184º e deve continuar girando durante o dia ficando ainda mais reta de sul durante a tarde, o que deve trazer ainda mais ondas para os picos do litoral paulista. Em Guarujá as ondas ganharam ainda mais força em relação ao dia de ontem e as séries variam entre 2m e 2,5m com as melhores rolando na praia do Tombo. A praia das Pitangueiras tem muitas ondas, mas a formação é apenas razoável, com ondas irregulares rolando na praia da Enseada. Em Guarujá existem outras opções de surf, já que o swell está bem forte, proporcionando condições de surf em vários picos. Em São Sebastião as ondas também estão bem consistentes com séries de pelo menos 2 metros em Maresias que é o pico que tem as maiores ondas, mas a formação deixa a desejar com muitas ondas fechando. Na região de São Sebastião as ondas rolam em vários picos como Camburi, Juquehy, Baleia, entre outros.


Aqui em Ubatuba também temos muitas ondas. A ondulação manteve muita pressão, hoje predomina mais de sul e temos várias opções de surf. No geral a formação deixa um pouco a desejar. O pico que tem as ondas mais consistentes é Itamambuca com séries em torno de 2 metros com séries demoradas maiores, com as ondas balançando bastante. O Félix tem bastante onda e nenhuma formação com as ondas fechando muito. Na região central a praia Grande tem ondas entre 1m e 1,5m com as maiores rolando no Baguari em séries demoradas. A PG é o pico que tem as condições mais alinhadas, apesar de algumas ondas estarem fechando. A Vermelhinha também tem ondas entre 1m e 1,5m fechando muito. O Prumirim e o Tenório tem ondas entre 0,5 e 1 metro com formação apenas razoável. Durante o dia a ondulação pode ganhar mais força. O mar amanheceu com a textura da superfície um pouco picada e a freqüência da ondulação é baixa, com o período de pico entre 12 e 13 segundos, o que deixa o intervalo entre as séries mais prolongado. A temperatura da água do mar continua fria e com o clima ameno é bom usar um long John para o surf de hoje. A maré está em fase de média amplitude e deve interferir na qualidade e desempenho das ondas durante o dia.

Os gráficos de ondulação mostram que nas próximas horas a ondulação pode ganhar ainda mais força, com previsão de ressaca entre a tarde de hoje e o sábado que deve ser o dia com as maiores ondas deste swell já que o período de pico segue em elevação e pode chegar aos 14 segundos na manhã do sábado, impulsionando as ondas com ainda mais pressão para a costa. A direção do swell tende a mudar entre a tarde de hoje e amanhã, passando a predominar mais de sul-sudeste com cerca de 1650º o que deve espalhar as ondas mais consistentes por vários picos da região, com previsão de um final de semana de muitas ondas. Continuamos chamando a atenção para a possível combinação de ondulação consistente de sul a sul-sudeste e vento leste para o final de semana, o que pode favorecer as condições para o surf nos picos de São Sebastião. No domingo as ondas tendem a entrar em declínio durante a tarde, mas nas primeiras horas do dia o swell vai manter muita pressão. No começo da semana a ondulação continua girando no sentido anti-horário e entre a segunda e terça-feira já deve predominar de sudeste, com cerca de 130º, perdendo força gradativamente até quarta-feira, quando as ondas já estarão bem menores. Tudo indica que teremos uma longa sequência de dias de surf no litoral paulista. Na quinta-feira as ondas ficam pequenas, mas sem ficar zerado, mas já temos a indicação da chegada de um novo swell para a próxima sexta-feira (dia 05/07).

O gráfico de vento mostra que entre hoje e a manhã de sábado o vento fica fraco, mas ganha um pouco de força entre a tarde de sábado e o domingo, voltando a perder força na segunda-feira. O período de pico está entre 12 e 13 segundos e vai subir ainda mais no sábado quando chega aos 14 segundos. O período d épico entra em ligeiro declínio a partir de domingo, mas fica alto até terça. Hoje temos mais um dia de céu nublado, frio e com pouco vento. O tempo tende a melhorar no final de semana e o sol pode voltar a aparecer entre nuvens no sábado, com previsão de tempo bom a partir de domingo. Uma ótima sexta-feira para todos e boas ondas!!

DICA: Deu a louca no Tatá da Loja Maraberto de Ubatuba. Ele está com uma reedição da sua Promoção Maluca e colocou todos os produtos da loja com até 50% de desconto. É isso mesmo, 50% de desconto nas pranchas, roupas, acessórios. É só chegar na loja e procurar o Tatá ou Fernando que tem um bom negócio esperando por vocês. Quem está precisando renovar seu equipamento a hora é agora, pois os preços estão imperdíveis. A Maraberto está localizada na Av Capitão Filipe, 111 no bairro do Itaguá em Ubatuba. O telefone para contato é o (12) 3833-4684. Não perca esta oportunidade de adquirir os melhores produtos com o melhor preço!!

Fatores externos: A lua é minguante com a seguinte variação de maré. Média amplitude com pico de baixa (0,4m) 05h24 / alta (1,1m) 12h56 / baixa (0,5m) 18h05 no porto de São Sebastião e um pico de baixa (0,5m) 06h54 / alta (1,2m) 12h58 / baixa (0,6m) 17h45 no porto de Santos. A pressão barométrica está entre 1024 a 1025 Mb em elevação.  A temperatura da água do mar na lâmina de 1 metro está em entre 19 e 20 graus (fria). O gráfico de vento indica variação entre os quadrantes S, SSE, SE e E permanecendo fraco para hoje.

por: Renato Boulos

Ondas Periodo Vento Pressão Atmosférica