Boletim das Ondas

Última modificação em Quarta, 04 Maio 2016 08:50
Publicado em Bolentins Diários

04/05/2016 - 08h50 -

Boletim das ondas:  A quarta-feira amanheceu com ondas um pouco menores em relação ao dia de ontem, mas ainda temos várias opções de surf no litoral paulista. A ondulação predomina de sul e em Guarujá as ondas quebram nas praias do Tombo, Pitangueiras e Enseada com média entre 0,5 e 1 metro (no máximo) com formação entre regular e boa, com preferência pelo canto direito da praia do Tombo que tem as melhores ondas. Em São Sebastião as ondas também quebram entre 0,5 e 1 metro com as melhores rolando em Maresias e Camburi, com condições mais fracas na Balei e Juquehy.

Aqui em Ubatuba ainda temos condições de surf em várias praias com ondas em torno de 0,5 metro com algumas séries maiores na Itamambuca (melhor opção) e Félix. Na região central a praia Grande e Vermelhinha tem ondas em torno de 0,5 metro. O mar amanheceu bem liso e a formação no geral varia de regular a boa. Ontem durante o dia tivemos um inesperado ganho de pressão da ondulação, mas o vento soprou com alguma força e detonou a formação das ondas em alguns momentos. Hoje, durante a tarde, as ondas podem ganhar força com a aproximação de um novo swell. O mar amanheceu com ótima textura na sua superfície, bem liso, e a maré amanheceu seca, o que está contribuindo na formação das ondas agora pela manhã. A freqüência da ondulação é média com o período de pico em torno de 10 segundos entrando em elevação durante o dia. A maré está em fase de alta amplitude, ou seja, teremos grande variação entre a maré alta e a maré baixa, o que deve interferir bastante no desempenho das ondas. A temperatura da água do mar continua bastante agradável, mas com o clima ameno algumas pessoas optam por usar a roupa de borracha, mesmo com o sol e com a água do mar agradável.

Os gráficos de ondulação mostram que um novo swell de sul está se aproximando da nossa costa e deve trazer bastante onda para a quinta-feira. Hoje as ondas tendem a manter praticamente o mesmo tamanho durante a manhã, mas na segunda metade do dia pode começar a entrar em transformação e os picos mais expostos a esta direção de swell podem começar a ter um ganho de força como, por exemplo, as praias de Itamambuca e Maresias, já que o período de pico sobe rapidamente no final de tarde, o que pode fazer com que as ondas já comecem a ganhar pressão. Porém o mais certo é que as ondas mais consistentes cheguem mesmo na quinta-feira quando poderemos ter séries entre 1,5m e 2 metros com potencial para algumas séries maiores já que o período de pico sobe bastante e pode chegar aos 14 segundos na manhã de quinta-feira. Tudo indica que amanhã será um dia de boas ondas e pouco vento, com o swell entrando em ligeiro declínio na sexta-feira. Nos próximos dias teremos u m sobe e desce das ondas, mas o surf vai continuar rolando até pelo menos segunda-feira, garantindo um final de semana inteiro com ondas com o melhor momento acontecendo entre a tarde de sábado e o domingo, quando as ondas podem voltar a ganhar força. Na terça-feira as ondas perdem bastante força durante o dia, com o momento mais fraco acontecendo na quarta-feira (dia 11/05). Um novo swell de sul pode chegar na próxima quinta-feira (dia 12/05) trazendo mais ondas para o litoral paulista.

O gráfico de vento mostra que hoje teremos pouca atividade até a metade do dia. No final de tarde o vento pode ganhar um pouco de força, mas não chega a ser forte, condição que pode se repetir na quinta-feira. Na sexta-feira o vento sopra com um pouco mais de força, voltando a ficar fraco no final de semana. O período de pico está em torno de 10 segundos entrando em rápida elevação para o final de tarde. Na quinta-feira fica entre 14 e 13 segundos entrando em declínio a partir de sexta-feira, mas permanece entre 11 e 12 segundos até o final de semana. Hoje temos um dia de tempo excelente com céu azul, sol, temperatura amena e por enquanto sem vento. Na quinta-feira poderemos ter um aumento de nebulosidade, mas melhora a partir de sexta-feira. Uma ótima quarta-feira para todos e boas ondas
!!

Fatores externos: A lua é minguante com a seguinte variação de maré. Alta amplitude com pico de baixa (0,2m) 07h41 / alta (1,2m) 14h01 / baixa (0,1m) 19h54 no porto de São Sebastião e um pico de baixa (0,3m) 07h41 / alta (1,4m) 14h06 / baixa (0,1m) 19h498 no porto de Santos. A pressão barométrica está entre 1018 a 1017 Mb em declínio.  A temperatura da água do mar na lâmina de 1 metro está em entre 23 a 24 graus (agradável). O gráfico de vento indica bastante variação de quadrante permanecendo fraco para hoje.

por: Renato Boulos

Ondas Periodo Vento Pressão Atmosférica