Boletim das Ondas

Última modificação em Sábado, 27 Maio 2017 08:51
Publicado em Bolentins Diários

27/05/2017 -

 
08h50 - Boletim das Ondas: Conforme previsto temos ondas fracas no litoral paulista depois de uma semana inteira de muitas ondas. A ondulação está lestada e hoje sobraram algumas valinhas surfáveis em alguns picos. Em Guarujá a praia das Astúrias tem as melhores condições com ondas em torno de 0,5 metro rolando por quase toda a praia e o vento sudoeste é terral por lá o que está contribuindo na formação das ondas. Nas praias das Pitangueiras, Enseada e Tombo a formação das ondas está prejudicada. Em São Sebastião as condições do mar são muito fracas com valinhas de menos de 0,5 metro em Maresias.

Aqui em Ubatuba a ondulação está lestada, perdeu muita força em relação aos últimos dias e hoje sobraram ondas pequenas. A Vermelha do Norte tem as condições mais razoáveis com ondas em torno de 0,5 metro por toda a praia. As praias das Toninhas, Grande, Vermelhinha e Itamambuca têm ondas de menos de 0,5 metro com condições força barra. O Perequê Açú tem ondas de até 0,5 metro, mas durante o dia as ondas podem perder força. O mar amanheceu com boa textura na sua superfície e a temperatura da água continua fria. A maré segue em fase de alta amplitude e na maré cheia algumas praias podem ficar sem condições para o surf.

Os gráficos de ondulação mostram que durante o dia a ondulação deve perder mais força com previsão de poucas ondas entre a tarde de hoje e o domingo. Porém este intervalo de ondas pequenas será rápido, pois já temos a indicação da chegada de um novo swell de sul para a virada de domingo para segunda-feira que deve trazer boas ondas para o começo da próxima semana. Vale ressaltar que uma das fontes indica que a direção primária do swell pode predominar mais de sul-sudoeste e se isto se confirmar as primeiras ondas podem passar por fora de algumas praias, atingindo apenas os picos mais expostos. Porém esta é uma informação isolada, mas temos que considerar esta possibilidade. Esta ondulação chega com potencial para trazer ondas em torno de 1,5m com séries maiores que podem se aproximar de 2 metros nas praias que recebem melhor as ondulações de sul. O momento mais forte está previsto para acontecer na metade do dia na segunda-feira entrando em ligeiro declínio a partir da tarde. Na terça-feira a ondulação segue perdendo energia, e as ondas ficam menores com média de 1 metro com possibilidade de séries maiores condição que pode se manter até a manhã de quinta-feira perdendo força rapidamente no decorrer da quinta-feira com perspectiva de ondas fracas durante a tarde de quinta-feira e para a sexta-feira. No sábado (dia 03/06) poderemos receber mais um swell de sul que pode trazer mais ondas para a costa paulista. Tudo indica que teremos um começo de semana com boas ondas já que temos a indicação de pouco vento.

O gráfico de vento confirma esta tendência mostrando que entre hoje e a manhã de quarta-feira teremos pouca atividade com bastante variação de quadrante. Na tarde de quarta-feira o vento ganha força e pode soprar acima da média até a sexta-feira. Porém em alguns momentos pode ser terral. Hoje temos um dia de tempo excelente com sol, céu azul, nevoeiro em alguns pontos, a temperatura está amena entrando em elevação e não há vento. O clima não deve mudar nos próximos dias e parece que teremos uma longa seqüência de dias com predomínio de sol, com variação de nebulosidade e poucas chances de chuvas na nossa região. Um ótimo final de semana para todos e boas ondass!!

Fatores externos: A lua é nova com a seguinte variação de maré. Alta amplitude com pico de baixa (0,1m) 10h33 / alta (1,2m) 16h58 / baixa (0,4m) 23h01 no porto de São Sebastião e um pico de baixa (0,2m) 10h21 / alta (1,4m) 16h53 / baixa (0,4m) 22h53 no porto de Santos. A pressão barométrica está entre 1019 a 1020 Mb em estável. A temperatura da água do mar na lâmina de 1 metro está entre 23 e 22 graus (fria). O gráfico de vento indica bastante variação entre os quadrantes permanecendo fraco para hoje.

por: Renato Boulos