Boletim das Ondas

Última modificação em Quinta, 08 Dezembro 2016 08:39
Publicado em Bolentins Diários
08/12/2016 - 08h30 -

Boletim das ondas:  Ontem ainda tivemos alguma condição de surf, mas hoje as ondas foram embora e temos um dia de poucas ondas. Em Guarujá as valinhas quebram com menos de 0,5 metro nas praias do Tombo, Pitangueiras e Enseada com condições força barra. Em São Sebastião a situação do mar também é fraca com ondas pequenas de menos de 0,5 metro rolando em Maresias e Camburi com condições força barra.


Aqui em Ubatuba A ondulação ainda predomina de sul, mas as ondas são muito pequenas. Hoje apenas a praia Grande, Vermelhinha e Itamambuca têm um pequeno balanço com valinhas de menos de 0,5 metro com condições força barra, quase flat e na maré alta estas ondas podem sumir. O mar amanheceu com boa textura na sua superfície, bem lisa, mas infelizmente não temos swell na costa. A temperatura da água do mar está muito agradável e dispensa a roupa de borracha, mas o protetor solar deve ser usado já que o índice de raios UV está muito alto. A maré está em fase de média à baixa amplitude e deve começar a variar um pouco mais a partir de amanhã.

Os gráficos de ondulação mostram que teremos um dia de ondas fracas, com uma pequena chance de ligeira melhora no final da tarde, principalmente no litoral sul. Porém esta reação das ondas só deve acontecer na sexta-feira com a chegada de um novo swell que pode trazer boas ondas para o final de semana. Continuamos com algumas divergências em relação a direção exata desta nova ondulação prevista para começar a ganhar força a partir de amanhã. Uma das fontes mostra que a direção primária inicial será sul-sudoeste, com cerca de 195º, e se isto acontecer as primeiras ondas podem passar por fora da costa, chegando apenas no sábado, quando tende mais de sul. Outras fontes mostram que o swell já chega de sul, com cerca de 170º, e a sexta-feira já pode ser de condições melhores com ondas entre 0,5 e 1 metro no litoral paulista, portanto vãos considerar esta possibilidade. No sábado a ondulação continua ganhando força e as ondas podem variar entre 1m e 1,5m (no máximo) nos picos que recebem melhor as ondulações de sul. Vale ressaltar que no sábado a ondulação deve predominar de sul, com cerca de 185º, e as ondas mais consistentes devem rolar apenas nas praias mais expostas a esta direção de swell como, por exemplo, Itamambuca e Maresias, com ondas menores nos outros picos. Com a indicação de ventos mais fracos para o sábado poderemos ter um bom momento do mar, principalmente durante a manhã. No domingo a ondulação mantém a direção e uma boa pressão, mas na segunda metade do dia entra em declínio, com previsão de ondas menores na segunda-feira. Na terça-feira a ondulação volta a ganhar um pouco de força, com possibilidade de ondas em torno de 1 metro.

O gráfico de vento mostra que hoje ainda poderemos ter alguma atividade, mas com menos força em relação aos últimos dias. Entre a sexta e a manhã de sábado o vento fica fraco, mas pode ganhar um pouco de força durante a tarde de sábado. No domingo o vento deve soprar com intensidade acima da média, o que deve comprometer a formação das ondas durante a tarde. Mas no início da manhã poderemos ter vento terral fraco soprando. Já para o começo da próxima semana o vento deve soprar com alguma pressão, condição que pode se manter até pelo menos quarta-feira. O período de pico está em torno de 08 segundos, permanecendo estável até amanhã. Na virada de sexta-feira para sábado o período de pico sobe e fica estável entre 12 e 11 segundos até segunda-feira. Na terça-feira cai para 10 segundos e segue em declínio até quarta-feira. Hoje temos um dia de tempo estável com o sol aparecendo entre nuvens altas e claras, a temperatura está agradável entrando em elevação e por enquanto não há vento. O clima não deve mudar nos próximos dias e seguiremos com predomínio de sol com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva nos finais das tardes ou início das noites em alguns pontos da região nos próximos dias. As temperaturas mínimas e máximas estarão em elevação com muito calor previsto para o domingo quando a temperatura pode chegar aos 34 graus. Uma ótima quinta-feira para todos!!

Fatores externos: A lua é crescente com a seguinte variação de maré. Média a baixa amplitude com pico de baixa (0,4m) 04h54 / alta (1,0m) 12h43 / baixa (0,5m) 18h14 no porto de São Sebastião e um pico de baixa (0,3m) 04h47 / alta (1,1m) 11h54 / baixa (0,6m) 18h45 no porto de Santos. A pressão barométrica está entre 1009 a 1010 Mb estável.  A temperatura da água do mar na lâmina de 1 metro está em torno de 24 graus (agradável). O gráfico de vento indica variação entre os quadrantes NNE, E e ESE passando de fraco para moderado na tarde de hoje.

por: Renato Boulos

Ondas Periodo Vento Pressão Atmosférica