Boletim das Ondas

Última modificação em Terça, 28 Junho 2016 09:25
Publicado em Bolentins Diários

28/06/2016 - 09h20 -

Boletim das ondas:  Ontem a ondulação ganhou um pouco de força durante o dia e tivemos media de 1 metro rolando em vários picos. Hoje a ondulação mantém a direção (leste-sudeste) e uma boa pressão, apesar de ter recuado um pouco em relação a tarde de ontem. Temos média entre 0,5 e 1 metro e em Guarujá as melhores ondas rolam nas praias do Tombo, Pitangueiras e Astúrias. Na praia da Enseada as ondas são menores e a formação deixa muito a desejar. Em São Sebastião as condições do mar são muito fracas com ondas de até 0,5 metro rolando em Maresias e Camburi. Esta direção de ondulação não favorece os picos da região, pois passam por fora das praias do município.

Aqui em Ubatuba ainda temos ondas em vários picos com média entre 0,5 e 1 metro rolando desde as Toninhas até o Félix. O pico que tem as ondas mais consistentes é a Vermelha do Norte que tem séries em torno de 1 metro fechando um pouco. No geral temos muitas ondas fechando bastante em todos os picos, mas na variação da maré as condições do mar podem melhorar. A superfície do mar amanheceu com boa textura em função da ausência de vento e a freqüência da ondulação continua alta, com o período de pico baixo, em torno de 09 segundos, que deixa o intervalo entre as séries mais curto. A temperatura da água do mar está fria e mesmo com o sol que está rolando é bom incluir a roupa de borracha na bagagem. A maré está em fase de média amplitude e ainda teremos uma variação considerável entre a maré alta e a maré baixa.

Os gráficos de ondulação mostram que as ondas devem manter praticamente o mesmo tamanho durante todo o dia, e a qualidade e o desempenho das ondas vai ficar à mercê da variação da maré que deve influenciar bastante no desempeno das ondas durante o dia. Na quarta-feira as ondas devem começar praticamente na mesma com a ondulação mantendo a direção, leste-sudeste, com cerca de 115º. Na segunda metade do dia a ondulação pode perder um pouco de força, mas ainda teremos um dia inteiro de surf com ondas em torno de 0,5 metro com séries maiores que podem chegar a 1 metro nas maiores séries, condição que pode se manter até a quinta-feira, quando a direção da ondulação tende mais para leste. Na sexta-feira a ondulação permanece lestada e perde um pouco mais de força, mas ainda mantém condições de surf até pelo menos o domingo. No final de semana a ondulação vira ainda mais para leste com cerca de 100º com perspectiva de ondas em torno de 0,5 metro com séries maiores. Já para o começo da próxima semana poderemos receber um ligeiro reforço na ondulação, com o melhor momento acontecendo entre a tarde de segunda e manhã de terça-feira mantendo a direção, permanecendo lestada durante praticamente toda a próxima semana. As ondas devem continuar rolando nos próximos dias ficando bem fraca a partir da próxima quarta-feira (dia 06/07).

O gráfico de vento continua indicando pouca atividade com bastante variação de quadrante para hoje e para os próximos dias, condição que não deve mudar até pelo menos o começo da próxima semana. O período de pico está em torno de 09 segundos, permanecendo estável até segunda-feira. Hoje temos um dia de tempo bom com sol, céu azul, frio com a temperatura entrando em ligeira elevação durante o dia e por enquanto sem vento. O tempo vai permanecer estável nos próximos dias, com predomínio de sol e elevação gradativa das temperaturas mínimas e máximas. Tido indica que teremos um bom período de tempo estável com predomínio de sol em função de uma massa de ar seco que cobre a nossa região, situação que deve permanecer inalterada até pelo menos o dia 08/07. Uma ótima terça-feira para todos e boas ondas!!

Fatores externos: A lua é minguante com a seguinte variação de maré. Média amplitude com pico de baixa (0,9m) 11h13 / alta (0,4m) 15h52 / baixa (0,9m) 23h54 no porto de São Sebastião e um pico de baixa (0,7m) 06h06 / alta (1,1m) 11h02 / baixa (0,4m) 15h38 no porto de Santos. A pressão barométrica está entre 1025 a 1026 Mb estável.  A temperatura da água do mar na lâmina de 1 metro está em entre 19 e 18 graus (fria). O gráfico de vento indica bastante variação de quadrante permanecendo fraco para hoje.

por: Renato Boulos

Ondas Periodo Vento Pressão Atmosférica