Boletim das Ondas

Última modificação em Quarta, 25 Maio 2016 09:27
Publicado em Bolentins Diários

25/05/2016 - 09h25 -

Boletim das ondas:  Depois de um começo de semana com tempo bastante complicado e muito frio começamos a quarta-feira com condições melhores do tempo e ondas no litoral paulista. A direção da ondulação mudou, varia entre sul e sul-sudeste, e ainda tem bastante onda rolando. Em Guarujá as ondas quebram em torno de 1 metro com séries maiores e formação apenas razoável rolando nas praias do Tombo, Pitangueiras e Enseada com condições mais fracas nas Astúrias. Durante o dia a formação pode melhorar em função da indicação de ventos fracos para hoje, o que pode deixar o mar mais liso. Em São Sebastião as ondas também quebram em torno de 1 metro com algumas maiores em Maresias e Camburi e a formação por lá também é apenas razoável. Por lá existem outras opções de surf, apensar das condições mais fracas, como a praia da Baleia e Juquehy.

Aqui em Ubatuba ainda temos bastante onda rolando e as praias de Itamambuca e Felix são as mais consistentes com séries entre 1m e 1,5m com preferência pela Itamambuca que tem a melhor formação. Porém a formação na Itamambuca também deixa um pouco a desejar. No Félix as ondas estão fechando muito tanto no canto como no meio da praia. Na região central a praia Grande e Vermelhinha tem ondas em torno de 1 metro com algumas maiores, com preferência pelo meio da Grande que tem melhor formação.. No geral a formação é apenas razoável em todos os picos. O mar amanheceu com a textura da superfície um pouco picada e a freqüência da ondulação é média, o que deixa o intervalo entre as maiores séries um pouco mais longo, mesmo como período d épico em torno de 09 segundos. A temperatura da água do mar está variando entre agradável e fria e com o clima ameno é bom usar uma roupa de borracha, mesmo com o sol que está rolando nesta quarta-feira. A maré continua em fase de alta amplitude e vai continuar influenciando no desempenho das ondas.

Os gráficos de ondulação mostram que as ondas devem manter uma boa pressão durante todo o dia, inclusive com possibilidade de ganho de força no final da tarde em função da rápida elevação do período de pico que sai dos atuais 09 segundos para algo em torno de 14 segundos, o que pode fazer as ondas ganharem energia. Esta pressão pode se estender até as primeiras horas da quinta-feira quando as ondas podem quebram em torno de 1,5m com a direção predominando de sul-sudeste. Ainda pela manhã a ondulação tende a perder força rapidamente e na segunda metade do dia as ondas já devem estar menores. Na sexta-feira as ondas tendem a ficar em torno de 1 metro durante a manhã, mas voltam a ganhar força na segunda metade do dia com possibilidade de ondas bem maiores durante a tarde quando o swell ganha força com a rápida elevação do período de pico que pode chagar aos 16 segundos. Isso pode fazer com que as ondas ultrapassem a marca de 1,5m no final da tarde que deve ser o momento mais forte do feriado. No sábado as ondas perdem um pouco de força, mas ainda deveremos ter um dia inteiro de surf. No domingo a ondulação muda de direção, passa a predominar mais de leste-sudeste e perde força, junto com o rápido declínio do período de pico que fica em torno de 08 segundos, aumentando a freqüência da ondulação, mantendo condições de surf até a segunda-feira. Tudo indica que teremos um final de semana prolongado com bastante onda.

O gráfico de vento mostra que na tarde de hoje poderemos ter alguma pressão, mas entre a quinta o domingo o vento fica fraco com bastante variação de quadrante, inclusive com possibilidade de vento terral fraco em alguns momentos. O período de pico está em torno de 09 segundos entrando em elevação no final da tarde. Na quinta-feira o período de pico sobe e fica entre 11 e 12 segundos. Na sexta-feira sobe ainda mais e pode chegar aos 16 segundos, voltando a entrar em declínio durante o dia e no domingo já fica baixo, em torno de 08 segundos, permanecendo estável até a terça-feira. Hoje temos um dia de tempo estável, o sol voltou a aparecer, o céu está azul com algumas nuvens, a temperatura está amena entrando em ligeira elevação e agora cedo temos uma leve brisa de terral. Uma ótima quarta-feira para todos e boas ondas!


Fatores externos: A lua é cheia com a seguinte variação de maré. Alta amplitude com pico de baixa (0,2m) 11h44 / alta (1,1m) 16h41 / baixa (0,5m) 24h11 no porto de São Sebastião e um pico de baixa (0,2m) 11h38 / alta (1,4m) 17h11 / baixa (0,5m) 23h00 no porto de Santos. A pressão barométrica está entre 1026 a 1027 Mb em estável.  A temperatura da água do mar na lâmina de 1 metro está em entre 23 a 24 graus (agradável). O gráfico de vento indica variação entre os quadrante NE e E passando de fraco para moderado durante a tarde de hoje.

por: Renato Boulos

Ondas Periodo Vento Pressão Atmosférica